A importância da pesquisa de moda



Olá, hoje vou fazer um post relacionado a "pesquisa de moda".
Muitos sabem o que significa Pesquisa;  investigar, indagar.
Bem, agora irei responder algumas dúvidas sobre o termo "Pesquisa de Moda", para que você possa se informar, já que a pesquisa é uma parte fundamental para todos que se relacionam no "mundo" da moda.



Primeiro, nada mais justo esclarecer o que esta matéria é, antes de falar sobre sua importância. Afinal, o que é Pesquisa de moda? Bem, segundo o site Profissão Moda, a pesquisa deixa dúvidas, questionando possível cópia ou boa interpretação.
Mas em geral, denomina-se pesquisa de moda aquela visão que temos sobre um conteúdo procurado, seja por meio de uma revista, ou meios de comunicação em geral, e também por desfiles, museus e mercados de moda. 
Agora que já temos uma imagem formada sobre o que é esta pesquisa, irei falar sobre sua importância na área da moda.
Começarei com um exemplo claro. Você precisa desenhar uma flor, qual é a forma mais prática para ilustrá-la? Pensar na flor, sem saber ao certo seus detalhes. Ou ir para um jardim, observar a mais bela e que você poderá  melhor desenhar? Na moda é um pouco mais complexo, pois se formos analisar, a moda concreta não existe, já que ela está em constante transformação. E isso se torna ainda mais difícil neste período contemporâneo, pois com a moda cada vez mais momentânea, temos a necessidade de pesquisar sempre algo diferente. Devido a isso, é muito comum atualmente vermos sempre algo que já foi moda voltar com traços novos, como o poá, marcante nas décadas de 1950, o paetê e as listras. Estas voltas se deram depois de muita pesquisa, um dos motivos é para garantir que o produto que fosse lançado, tivesse a aprovação de seu público-alvo. Por isso é importante visitar e procurar os lugares onde seu público escolhido frequenta. Com base nesta visão, anotação, ou pela sua forma escolhida, tem-se uma ideia. Vale lembrar que a partir deste ponto, não temos mais uma criação própria, pois esta surgiu  com embasamento num material existente. O próximo  passo é unir este painel de conceitos e começar a desenhar os croquis, que são  rascunhos de roupas em corpos desproporcionais. 

Sintetizando, pesquisar na moda, significa ter uma garantia que o que você for fazer, será bem recepcionado por seu público, tendo uma observação ampla do meio social em que ele convive. Para finalizar, achei muito interessante esta frase da consultora de produtos Carla Marcondes, para que não haja dúvidas sobre o que falei acima "É fundamental saber para onde estou criando e para quem vou criar"







Então, boas pesquisas!


Referências:

http://alamoode.blogspot.com.br/

http://worldofpattys.spaceblog.com.br/1928283/Uma-Moda-Estilo-Tumblr-Muito-Fofa/


http://agdaaquino.com.br/tag/pesquisa/

http://www.profissaomoda.com.br/materia/3976/ii_encontro_nacional_de_pesquisa_em_moda.html

0 comentários: