Termos Importantes Usados na Moda


Oi, atualmente quem está ligado à área da moda, sabe que há muitos termos técnicos para denominar estilos, roupas, tecidos, e muito mais. E meu post de hoje, será sobre esses termos, e seus devidos significados. Vamos lá.



A

Alta costura: vestuário sob medida criado por estilistas famosos como: Coco ChanelChristian Dior, Valentino, e outros.

Ankle boots: Ankle= tornozelo, boots= botas, então as ankle boots são botas curtas que vão apenas até o tornozelo.

Assimetria: falta de simetria, sem harmonia. Lados diferentes.

B

Blazer: o verdadeiro blazer é o modelo jaquetão azul-marinho com botões dourados, com abotoamento simples e duplo. Esta peça era usada por donos de iates na Inglaterra no inicio do século XX  Pierre Cardin foi quem transformou em uma peça adaptável a todos os ambientes.

Boyish: em inglês, significa 'ameninado', ou seja, que tem elementos masculinos. Como coletes, gravatas, camisetas largas, etc.
  
C

Casual wear: casual = informal e wear = usar. Estilo de roupa simplificada, utilizada para ficar em casa ou ir a lugares informais. São roupas como: jeans, malhas, jaquetas, etc.

Coleção: conjunto de peças que um estilista ou desenhista propõe para conceitos e características específicas.

D

Délavé: processo de lavagem, com aplicação de clareamento e alvejamento, deixando o tecido com um visual macio.

Denim - o alemão levi strauss, inventor do jeans, deu-se ao material o nome denim. Que nada mais é um sinônimo de jeans.

E

Estilo: manifestações pessoais, individuais ou grupais, externada através do modo de se vestir ou de se expressar. Segue características próprias ou influenciadas por uma época.

Evasé: é aquela modelagem que começa justa e vai ficando mais larga, 
porém reta. 

Espinha de peixe: é o nome dado a um dos tipos de tecelagem em sarja, em que a trama é trabalha de tal forma que imita a espinha de um peixe.

F

Fashion: palavra em inglês que significa moda.

Fibras têxteis artificiais: são fornecidas pela natureza, devendo passar por artifício que lhes deem características de fibras têxteis. Ex. A madeira ou bambu, ambos podem dar origem a viscose.

Fluo - forma encurtada de fluorescent,  que quer dizer florescente em inglês. No verão, vem em blusas, acessórios, bijuterias e até esmaltes.

G

Gabardine: nome dado ao tecido diagonal. Sua construção é uma sarja, com o efeito de estrias fina. Pode ser de fibras naturais ou sintéticas. Tecido firme, durável, compacto.

Godé: clássico modelo "rodado" dos anos 60.

Gravatas: a gravata uma peça muito importante no vestuário masculino, pois é a mais pessoal do traje dos homens, resumindo elegância e o estilo do homem que a veste. Tipos de nós: cruzado, pequeno, windsor, semi windsor, simples e simples duplo.

J

Jacquard: método de tecelagem, onde por meio de um sistema eletrônico de agulhas ao tecer obtém-se desenhos especiais, relevo ou não.

Jeans wear: linha de vestuário surgida em meados dos anos 50, expressando a cultura norte-americana. São utilizados o brim e o índigo blue.

L

Lã: fibra de origem animal, que possui propriedades como isolamento térmico elevado, boa estabilidade dimensional, grande absorção e elasticidade.

Lapela: parte frontal das camisas, casacos e ternos, jaquetas, e que é dobrada ou virada sobre si mesma e unida à gola por costura.

Look: do inglês, olhar, é o estilo, o resultado da soma de roupa, acessórios, atitude, que se percebe numa única olhada. Significa visual, comportamento, aparência de uma pessoa, devido a sua maneira de vestir.

M

Microfibra: o termo microfibra é concedido a fios sintéticos que são formados por fios extremamente finos. Estes filamentos podem ser 60 ou 70 vezes mais finos que um fio de cabelo. Os tecidos como microfibra, possuem como características, o toque sedoso, vestem muito bem, altas resistências, baixo abarrotamento, são leves e macios. Podem ser de poliéster, poliamida, acrílica ou viscose. Sua principal característica é a de não amassar.

Minimalista: é o simples, o básico, que procura no mínimo, se tornar o máximo.

N

Nud- palavra  inglesa  que significa "nu, despido". O termo designa tons que se assemelham ao da pele, como bege, areia e rosa claro.

O

Olho de perdiz: desenho que reproduz um pequeno efeito geométrico que lembra o olho desta ave.

Oxford: o nome nasceu para identificar uma bota curta usada na Inglaterra no século XVII  O nome também já foi usado a um tecido de classe alta, próprio para camisaria.

P

Pied-de-poule: em francês, pé-de-galinha. Tecido em fio tinto e armação tafetá, em que se dispõe a quatro fios claros seguido de quatro fios escuros, formando um xadrez pequeno que se assemelha ao rastro deixado pelo pé de galinha.

Poliamida: primeira fibra sintética criada pelo homem. Tem como características a alta resistência a lavagem, baixa absorção de umidade e toque agradável. A grande vantagem da poliamida em relação ao poliéster é o toque mais macio e melhor transpiração.

Poliéster: fibra sintética usada com freqüência na confecção, devido a suas características de não amarrotar, não deformar e secar rapidamente. Foi lançada em 1941.

R

Retorcido: fio formado por dois ou mais cabos, de cores iguais ou diferentes, retorcidos entre si.

Risca de giz: nome dado a um tipo de padrão comum no guarda roupa masculino. Normalmente de fundo escuro, cortado por finíssimas listras.

S

Sarja: tecido prático e versátil que apresenta um excelente caimento, um ótimo aspecto após a lavagem, e é ideal para qualquer clima. É mais utilizada por amarrotar menos que a tela.

Streetwear: do inglês Street (rua) Wear (usar). Termo usado para determinar o estilo jovem do final do século XX, com conceitos irreverentes e inovadores.

Spencer - um paletó mais curto, sobre o quadril.

T

Terno: conjunto obrigatoriamente formado por paletó, colete e calça.

Tweed: do inglês, tecido rústico de lã, com vários padrões e cores. O fio tweed é um tipo de boutonne com bolinhas coloridas. É um tecido de textura áspera, em vários padrões coloridos. Usado especialmente no inverno.

Tricoline: tecido de armação tafetá, produzido com fios finos 100% algodão. É à base da camisaria de boa qualidade, seja lisa, listrada ou xadrez.

U

Urdume: série de fios em sentido longitudinal que ao unir-se com os fios de trama formam o tecido plano. É a estrutura vertical do tecido que dá suporte e resistência a tela.

 V

Viscose: fibra artificial de celulose derivada da polpa da madeira.

Vintage - em inglês, vint quer dizer 'vinho' e age, 'idade'. Refere-se ao melhor de uma década, dos anos 20 aos 90. Pode-se dizer que uma peça é vintage ou que tal pessoa tem um estilo vintage. A roupa não precisa ser necessariamente antiga, só parecer de outra década.


Espero que ajude, beijos.

http://www.ch2calcados.com.br
http://mdemulher.abril.com.br
http://www.modaexecutiva.com.br/page,idloja,5844,arq,glossario.htm,glossario

0 comentários: