Se Liga No Assunto... Obesidade



Olá, atualmente a obesidade é um dos problemas mais importantes que Saúde Pública enfrenta no Brasil e em demais países. A organização Mundial de Saúde (OMS) considera que, recentemente nos países desenvolvidos, este seja o principal problema de saúde que podemos enfrentar.

Pesquisadores vão atrás de respostas, querendo saber por que as pessoas estão engordando tanto e de onde vem esse desespero pela comida e a dificuldade para perder peso.  E as respostas podem vir de muito tempo atrás. Há 50 mil anos, nossos antepassados tinham grande dificuldade para conseguir alimentos (Caça, pesca...). A possibilidade de estocá-los é contemporânea, e sim, foi uma grande evolução. Essa carência alimentar moldou o cérebro humano de tal maneira, que ele busca obter o máximo de calorias possível para mobilizar energia acumulando-a sob a forma de gordura que, teoricamente, será usada nos períodos de fome provocados pela escassez de comida.

Entretanto, no mundo moderno, a realidade é bem diferente. A geladeira pode conservar alimentos variados por mais tempo. A propaganda nos incita a comer produtos altamente calóricos por preço razoável. E em muitos dos casos, as crianças já escolhem os alimentos menos saudáveis, pois esses geralmente vêm seguidos de brindes. Nosso cérebro dependente em tempos de escassez agora encontra fartura e o mecanismo evolucionista que selecionou pessoas capazes de acumular gordura, decisão inteligente no passado, se volta contra elas. Por isso, é preciso estar alerta. O excesso de peso está associado a uma série de doenças que comprometem a qualidade e a duração da vida.


A obesidade como muitos imaginam, não é um mal, se o obeso não apresentar outros fatores de risco, como colesterol elevado, hipertensão, diabetes. Em alguns países, há grupos populacionais em que a obesidade é mais freqüente. Nos Estados Unidos, por exemplo, os índios que vivem no Arizona constituem um caso típico. Eles eram pobres, trabalhavam no campo e eram magros. Quando foi descoberto petróleo em seu território, as companhias petrolíferas lhes compraram as terras, deram-lhes royalties (valores pagos por terceiros para ter direito à exploração) e eles pararam de dedicar-se à agricultura familiar. Como conseqüência, a obesidade tornou-se prevalente entre eles.



O melhor a fazer é procurar um especialista na área, nada de fazer dietas arriscadas à procura de um milagre, okay? Beijos e até o próximo post.

Quem escreveu: Mara Dahmer, Rafaela Leandro.

Referenciando...


0 comentários: